A essência da vida, visão de ministério e vocação da Irmandade Evangélica Betânia é a Diaconia. O sentido da palavra “diaconia” se confunde com a nossa história no Brasil e com todo o movimento de diaconia na história passada e recente.
Portanto é muito importante para nós termos uma visão do que significa na Bíblia, especialmente no Novo Testamento, a palavra “diaconia”.
Esta palavra aparece em três formas:
1. Diakoneo = servir (verbo)
2. Diakonia = serviço (substantivo)
3. Diakono = diácono (substantivo)
DIAKONEO – SERVIR (VERBO)
“Diakoneo” significa ‘ser servo, ser assistente, servir, esperar em, ministrar, prestar qualquer tipo de serviço’” (VINE). O verbo “diakoneo” (servir) é usado no Novo Testamento de diferentes maneiras.
1. Designa o serviço doméstico, serviço realizado para preparar refeições aos convidados, servir às mesas:
Lucas 10.40 - Marta agitava-se de um lado para outro, ocupada em muitos serviços [diakonia - subs]. Então, se aproximou de Jesus e disse: Senhor, não te importas de que minha irmã tenha deixado que eu fique a servir [diakoneo] sozinha? Ordena-lhe, pois, que venha ajudar-me.
2. Expressão usada pelos apóstolos tanto para se referir ao serviço de amor fraternal, atendendo às necessidades das viúvas1:
Atos 6.2-4 – “Então, os doze convocaram a comunidade dos discípulos e disseram: Não é razoável que nós abandonemos a palavra de Deus para servir [diakoneo] às mesas. Mas, irmãos, escolhei dentre vós sete homens de boa reputação, cheios do Espírito e de sabedoria, aos quais encarregaremos deste serviço; e, quanto a nós, nos consagraremos à oração e ao ministério [diakonia - subs] da palavra”.
1 Muitos enxergam aqui o início do cargo de diáconos na igreja. Entretanto a palavra “diácono” não é usada para designar os sete homens escolhidos para atender às necessidades das viúvas. Também daqui se conclui a idéia de que o serviço do diácono é essencialmente atender pessoas com necessidades físicas e materiais. Creio que esta inferência é forçada. Os diáconos são, de maneira ampla e geral, os auxiliares dos líderes onde for necessário. Este serviço, também, pode ser temporário. Quando a necessidade não existe mais, como foi no caso da igreja em Jerusalém, o ministério se extingue
3. Refere-se ao cuidado por outras pessoas :
Mateus 25.44 - E eles lhe perguntarão: Senhor, quando foi que te vimos com fome, com sede, forasteiro, nu, enfermo ou preso e não te assistimos (diakoneo).
4. Serviço prestado aos irmãos na Igreja :
Hebreus 6.10 - Porque Deus não é injusto para ficar esquecido do vosso trabalho e do amor que evidenciastes para com o seu nome, pois servistes [diakoneo] e ainda servis [diakoneo] aos santos.
5. É usado no contexto da coleta aos santos de Jerusalém:
Romanos 15.25 - Mas, agora, estou de partida para Jerusalém, a serviço [diakoneo] dos santos.
6. É expressão da pregação do Evangelho
2 Coríntios 3.3 - Estando já manifestos como carta de Cristo, produzida pelo nosso ministério [diakoneo - “ministrada por nós”], escrita não com tinta, mas pelo Espírito do Deus vivente, não em tábuas de pedra, mas em tábuas de carne, isto é, nos corações.
7. Foi usado por Jesus para descrever seu trabalho e ministério:
Marcos 10.45 - Pois o próprio Filho do Homem não veio para ser servido [diakoneo], mas para servir [diakoneo] e dar a sua vida em resgate por muitos.
Lucas 22.27 - No meio de vós, eu sou como quem serve [diakoneo].
8. É usada para designar a consagração e o serviço do discípulo de Cristo:
Lucas 22.26, 27 - Mas vós não sois assim; pelo contrário, o maior entre vós seja como o menor; e aquele que dirige seja como o que serve [diakoneo]. Pois qual é maior: quem está à mesa ou quem serve [diakoneo]? Porventura, não é quem está à mesa? Pois, no meio de vós, eu sou como quem serve [diakoneo].
9. O apóstolo Pedro usa esta palavra para designar serviço realizado no uso dos dons espirituais:
1 Pedro 4.10 - “Servi [diakoneo] uns aos outros, cada um conforme o dom que recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus
Extraído da: "Palestra proferida pelo Pr. Fred Bornschein na Irmandade Evangélica Betânia".
Nenhum comentário:
Postar um comentário